segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mamão



O mamão pode ser considerado uma das frutas mais completas, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo seu poder medicinal. Ele é um fruto original do sul do México e países vizinhos e é conhecido por diferentes nomes: papaia (no México), fruta-bomba (em Cuba) e passaraiva (no Nordeste do Brasil).
A história conta que no século XVI, o navegador espanhol Ponce de Leon, depois de ter desembarcado nas praias da Flórida, escreveu ao rei da Espanha, contando sua jornada em busca de juventude. Em sua carta, contou que “os índios preparam a carne para cozinhar, envolvendo-a, muitas horas antes de levá-la ao fogo, com folhas de uma árvore que produz um delicioso fruto, o qual se come tão tenra que suas fibras se separam facilmente com os dedos. Na verdade, o que os índios descobriram desde cedo é que as substâncias contidas nas folhas do mamoeiro são capazes de amaciar a carne.
Hoje o Brasil destaca-se como o País que mais produz mamão em escala internacional, concentrando 29% da oferta mundial.
O mamão é uma fruta excelente para a saúde, podemos dizer que todas as partes dessa planta são poderosas, tanto o caule, frutos, folhas e sementes. O mamão é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro vitamina A e B, além disso, ele protege a pele e fortalece os dentes. É uma fruta digestiva, excelente para quem sofre de prisão de ventre, também é ótimo para reduzir o colesterol. O mamão contém ácido fólico que ajuda prevenir fatura de ossos e osteoporose.   É muito importante não deixarmos faltar em nossa alimentação diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário