terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Maracujá Roxo




A primeira referência ao maracujá no Brasil foi em 1587 no Tratado Descritivo do Brasil como "erva que dá fruto". Maracujá é uma denominação indígena, de origem Tupi, que significa "alimento em forma de cuia".
Porém, foi NIC. MONARDIS quem, em 1569, descreveu a primeira espécie do gênero Passiflora, a saber P. incarnata L., mas sob o nome de Granadilla. Essa planta, considerada extraordinária pela conformação de suas rubras flores, foi mandada de presente ao Papa Paulo V (1605-1621), que mandou cultivá-la com grande carinho em Roma e divulgar que ela representava uma revelação divina.
Devido a beleza e a característica física de suas flores, a planta foi relacionada com a "Paixão de Cristo". Desse detalhe surgiu o nome do seu gênero botânico, sendo passio o equivalente a paixão e flos oris o equivalente a flor.
O maracujá, de um modo geral, também é conhecido como "flor da paixão". Atualmente, existem três espécies que são as mais conhecidas e difundidas pelo Brasil: Passiflora edulis Sims., o maracujá-roxo; Passiflora edulis f. flavicarpa Deg., o maracujá-amarelo, variedade oriunda do maracujá-roxo e o Passiflora alata Dryand., conhecido popularmente como maracujá-doce, maracujá-grande oumaracujá-mamão.

O maracujá-roxo é assim chamado, pois a casca dos frutos é verde antes da maturação, tornando-se púrpura à medida que este processo ocorre.
É mais indicado para locais de maior altitude e climas mais frios. Seus frutos apresentam peso entre 50 e 130g, maior porcentagem de açúcares e maior teor de sólidos solúveis (Brix) quando comparado com o maracujá-amarelo. Apresenta diferenças relativas ao teor de vitamina C que é maior, à acidez cítrica que é menor, o que representa suco mais doce, sendo muito apreciado para consumo "in natura". Além disso, possui aroma mais intenso. Tem potencial de produção de até 30-40 t/ha.
Delíciaaaaaa....
Mais uma fruta do meu quintal.....uhuuuuuu

Nenhum comentário:

Postar um comentário